Ultrassom Terapêutico

O Ultrassom Terapêutico é utilizado para produzir um movimento em ondas longitudinais na forma de vibração mecânica gerando calor, o que aumenta o metabolismo local, proporcionando um fluxo sanguíneo maior na região.
Com isso, a nutrição e a regeneração tecidual apresentam uma significativa melhora e acontece a liberação de aderências teciduais. Dessa forma, o ultrassom é indicado para tendinites, mialgias, contraturas e tensões musculares, bloqueios articulares e, ainda, para cicatrizes cirúrgicas.
As ondas são capazes de penetrar, mas a absorção vai depender da densidade e da constituição dos tecidos. Regiões com muita queratina, como a planta dos pés por exemplo, ou com muitos pelos podem dificultar essa absorção.
O ultrassom proporciona dois tipos de ondas terapêuticas:
-
contínuas sem interrupções, normalmente são indicadas para lesões crônicas;
-
pulsáteis com interrupções, são indicadas no tratamento de lesões agudas.
Em certos casos e áreas, o ultrassom não é recomendado. Confira alguns exemplos:
-
ouvidos e olhos;
-
testículos, ovários e útero gravídico;
-
neoplasias;
-
processos infecciosos;
-
tromboses e flebites;
-
áreas tratadas com radioterapia.
O ultrassom não focado pode ser usado para tratar a celulite, quando combinado com outras tecnologias. Quando ele é usado de forma focada, pode quebrar gorduras ou mesmo promover microcoagulação dos tecidos e consequente estímulo do colágeno. Dessa forma, ele pode ser utilizado tanto no tratamento de gordura localizada, quanto em procedimentos contra a flacidez e perda de firmeza da pele da face e do pescoço.
Para entender melhor, o ultrassom é uma onda mecânica com uma frequência alta (acima de 20 kHz), que está fora da capacidade do ouvido humano, por isso nossos ouvidos não captam seu som. Ela é capaz de ultrapassar a pele e assim mostrar a localização de algumas estruturas dentro do nosso corpo, se refletindo nelas e voltando. Quanto maior a frequência da onda de ultrassom, mais superficialmente ele penetra na pele.
No caso dos tratamentos contra a flacidez da pele, seu efeito é térmico, que faz as moléculas vibrarem e gerarem calor, com isso o colágeno é estimulado. Já quando ele é usado para quebrar as gorduras, sua ação é mecânica, pois ele forma dois tipos diferentes de pressão alternadamente, comprimindo e “puxando” as células adiposas, o que faz com que elas se quebrem. A gordura fica entre as células e é metabolizada pelo sistema linfático.
Solicite sua Terapia
Para sua maior comodidade disponibilizamos duas formas de atendimento: Presencial e Virtual. *Conforme a possibilidade da terapia solicitada
Entre em contato e agende a sua!
